ENGIE e CDPQ adquirem os 10% remanescentes da TAG
Consórcio indicara seu interesse na aquisição dos 10% desde o início do processo de licitação.
20 de julho de 2020

A ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia, transporte de gás e soluções energéticas, anuncia que seu lance conjunto com a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), uma investidora institucional internacional, foi bem sucedido ao adquirir a participação acionária remanescente de 10% na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), como parte do processo de desinvestimento conduzido pela Petrobras. O valor final da transação é de R$ R$ 1.006.671.614,00 (um bilhão, seis milhões, seiscentos e setenta e um mil, seiscentos e quatorze reais). Com essa aquisição, a participação acionária total da ENGIE na TAG aumenta para 65% (dos quais 32,5% pertencem à ENGIE Brasil Energia), enquanto a CDPQ detém os demais 35%. Após a conclusão da operação, a ENGIE irá manter o atual método de consolidação por equivalência patrimonial.

Esta aquisição dá sequência à anterior, pela ENGIE e pela CDPQ, em junho de 2019. A capacidade comercial de transporte de gás da malha da TAG, no momento, está plenamente contratada com a Petrobras com base em cláusulas ship-or-pay com prazo residual médio de vigência de 11 anos. Depois desse período, a TAG estará sujeita a ciclos de revisão tarifária e mecanismos de contratação, tal como previsto na legislação atual e regulamentação aplicável para ativos de infraestrutura regulados.

Mauricio Bähr, CEO da ENGIE Brasil, declarou: “Estamos operando no Brasil há quase 25 anos, com foco no investimento de longo prazo. A aquisição dos 10% remanescentes da TAG demonstra nossa confiança no Brasil e está alinhada com nossas metas estratégicas de crescimento em renováveis, ativos de infraestrutura e soluções para cidades, empresas e territórios.”

A TAG possui a mais extensa malha de transporte de gás natural do Brasil, com uma infraestrutura de gasodutos de aproximadamente 4.500 km, localizada ao longo de parte do litoral Sudeste e do litoral Nordeste do país, além de um trecho que liga Urucu a Manaus (AM), na região Norte. A rede possui, ainda, 11 estações de compressão de gás, 14 pontos de recebimento e 90 pontos de entrega, e conta com potencial para novos desenvolvimentos, tais como expansão da rede, novas conexões de agentes, projetos de armazenagem de gás e transporte de biogás.

A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) é detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% da infraestrutura de gás do país. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.

As operações da Companhia no estado da Bahia abrangem 23 pontos de entrega de gás natural, cinco pontos de recebimento e duas estações de compressão, atendendo à distribuidora local (Bahiagás), uma planta de fertilizantes, três termoelétricas e uma refinaria.

A TAG é referência em segurança operacional de infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, contribuindo para o processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.

Sobre a ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170,000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre o CDPQ

O Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) é um investidor institucional de longo prazo que gerencia fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. Em 31 de dezembro de 2019, o CDPQ detinha CAD 340,1 bilhões em ativos líquidos. Como um dos principais gestores de fundos institucionais do Canadá, o CDPQ investe globalmente nos principais mercados financeiros, em private equity, infraestrutura, imóveis e dívida privada.

Para mais informações, visite www.cdpq.com ou visite as nossas páginas no Twitter @LaCDPQ, Facebook e LinkedIn.