TAG doa mais de R$ 1 milhão à Fiocruz, em apoio ao combate à Covid-19
Diante do desafio de combate à Covid-19, a Transportadora Associada de Gás – TAG firmou apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do programa Unidos Contra a Covid-19 (unidos.fiocruz.br), doando mais de R$ 1 milhão para a implantação de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico Molecular da Covid-19 da instituição, na Bahia.
10 de julho de 2020
Sem categoria

A unidade, localizada no campus do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia), visa ampliar a capacidade de processamento de exames de diagnósticos para o SARS-CoV-2, em apoio ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). Serão realizados cerca de 250 testes moleculares por dia.

A unidade na Bahia faz parte da estratégia nacional da Fiocruz de aumentar a capacidade de realização de exames diagnósticos moleculares para o Sars-CoV-2 e do processamento desses exames em tempo reduzido.

“Estamos unindo esforços para superarmos as dificuldades impostas por este momento tão delicado e que impacta a vida de todos. Com este apoio, poderemos colaborar de maneira efetiva para o diagnóstico e enfrentamento da evolução da doença e para vencermos esta crise sem precedentes”, afirma Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG. A TAG possui atualmente 1.200km de gasodutos no estado da Bahia e atua no transporte de gás natural, que garante o abastecimento de cidades e indústrias.

A Unidade de Apoio ao Diagnóstico Molecular da Covid-19 da Bahia, que funcionará dentro do IGM-Fiocruz, terá sua estrutura mantida de forma permanente para a continuidade de ações de diagnóstico e enfrentamento a endemias e surtos futuros.

“Para nós, é essencial podermos continuar contribuindo para o cuidado às comunidades onde atuamos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para salvaguardar a saúde e segurança de nossos colaboradores, uma premissa fundamental para nós, ao mesmo tempo em que garantimos a normalidade das nossas operações que são essenciais à sociedade”, finaliza Gustavo.

A TAG é controlada pela ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica e soluções energéticas, em consórcio com o Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. A Petrobras mantém uma participação.

A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) é detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% da infraestrutura de gás do país. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas. As operações da Companhia no estado da Bahia abrangem 23 pontos de entrega de gás natural, cinco pontos de recebimento e duas estações de compressão, atendendo à distribuidora local (Bahiagás), uma planta de fertilizantes, três termoelétricas e uma refinaria. A TAG é referência em segurança operacional de infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, contribuindo para o processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.

Sobre a ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa. Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios. Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões. A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170,000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso. Receita em 2019: 60,1 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre o CDPQ

O Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) é um investidor institucional de longo prazo que gerencia fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. Em 31 de dezembro de 2019, o CDPQ detinha CAD 340,1 bilhões em ativos líquidos. Como um dos principais gestores de fundos institucionais do Canadá, o CDPQ investe globalmente nos principais mercados financeiros, em private equity, infraestrutura, imóveis e dívida privada. Para mais informações, visite www.cdpq.com ou visite as nossas páginas no Twitter @LaCDPQ, Facebook e LinkedIn.