TAG, ENGIE e Transpetro unem esforços em doação de cestas básicas a comunidades do Espírito Santo afetadas pela Covid-19
Famílias de seis municípios em situação de vulnerabilidade social recebem alimentos e produtos de higiene e limpeza
29 de julho de 2020

A TAG, detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, e a Transpetro, referência em logística e transporte na indústria de óleo & gás, uniram esforços para promover ação de solidariedade em comunidades do Espírito Santo afetadas pela crise sanitária da Covid-19.

A iniciativa contempla a distribuição de 728 cestas básicas contendo alimentos e produtos de higiene e limpeza a famílias de oito comunidades dos municípios de Linhares, Serra, Itapemirim, Guarapari, Viana e São Mateus, adquiridas a partir de Campanha de Solidariedade promovida pela ENGIE junto aos conselheiros e colaboradores da holding e de suas empresas controladas, dentre elas a TAG.

“Esperamos que, com essa doação, as famílias dessas comunidades possam ter um complemento à alimentação, além de produtos de limpeza e higiene que possam ajudar na prevenção do coronavírus, durante este período crítico e que impacta a vida de todos”, afirmou Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG. Labanca ressalta a importância do apoio às cidades que se encontram fragilizadas pela pandemia e que “estão localizadas na área de influência direta das nossas instalações”.

A Transpetro, empresa que presta serviços à TAG na operação e manutenção de sua rede de gasodutos em todo o país, colaborou com a identificação das comunidades em condição de vulnerabilidade que vivem próximas aos ativos e viabilizou, com o apoio das lideranças locais, o plano de entrega dos kits aos selecionados.

A TAG possui uma rede de gasodutos no Espírito Santo com cerca de 500 km de extensão, 11 pontos de entrega e 2 estações de compressão. A TAG transporta gás natural, serviço essencial para a sociedade capixaba, que é disponibilizado em seus city gates (pontos de entrega) para atender a cidades e indústrias.

“Para nós, é essencial podermos continuar contribuindo para o cuidado às comunidades onde atuamos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para salvaguardar a saúde e segurança de nossos colaboradores, uma premissa fundamental para nós, ao mesmo tempo em que garantimos a normalidade das nossas operações que são essenciais à sociedade”, finaliza Gustavo.

A TAG é controlada pela ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, em consórcio com o Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos.

A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) é detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% da infraestrutura de gás do país. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.

As operações da Companhia no estado da Bahia abrangem 23 pontos de entrega de gás natural, cinco pontos de recebimento e duas estações de compressão, atendendo à distribuidora local (Bahiagás), uma planta de fertilizantes, três termoelétricas e uma refinaria.

A TAG é referência em segurança operacional de infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, contribuindo para o processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.

Sobre a ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170,000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre o CDPQ

O Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) é um investidor institucional de longo prazo que gerencia fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. Em 31 de dezembro de 2019, o CDPQ detinha CAD 340,1 bilhões em ativos líquidos. Como um dos principais gestores de fundos institucionais do Canadá, o CDPQ investe globalmente nos principais mercados financeiros, em private equity, infraestrutura, imóveis e dívida privada.

Para mais informações, visite www.cdpq.com ou visite as nossas páginas no Twitter @LaCDPQ, Facebook e LinkedIn.

Sobre a TRANSPETRO

A Transpetro é uma empresa brasileira de atuação global que opera de forma integrada cerca de 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais estrategicamente localizados e mais de 50 navios. Além disso, armazena e transporta petróleo e seus derivados, etanol, gás e biocombustíveis, incluindo as atividades de importação e exportação. A Transpetro presta serviços à TAG na operação e manutenção de sua rede de gasodutos em todo o país.