A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) atua no segmento de transporte de gás natural por meio de gasodutos.

A TAG é proprietária e gestora de importante parcela dos ativos de transporte de gás natural do país, distribuídos entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, dispondo de uma capacidade firme contratada de movimentação de gás natural de 74,67 milhões m³/dia, proporcionando maior confiabilidade e segurança de suprimento a todos os segmentos de mercado.

Com a integração das malhas Nordeste e Sudeste, bem como a ampliação da capacidade e flexibilidade do sistema para a movimentação do gás efluente dos diferentes pontos de oferta, os investimentos estão hoje voltados para a construção de diversos pontos de entrega para atendimento ao crescimento do mercado, assim como para a realização de melhorias das instalações, visando prover uma melhor desempenho operacional.

HISTÓRIA

A origem da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) remonta a 2002, quando sua razão social era Transportadora de Gás Campinas-Cubatão S.A. (TCC). Em 2004, tornou-se Transportadora Amazonense de Gás S.A. (TAG) e, em 2006, a razão social foi alterada para Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

Em 30 de janeiro de 2008, a TAG incorporou a Transportadora Nordeste e Sudeste S.A. (TNS) e a Transportadora Capixaba de Gás S.A. (TCG). Em 18 de agosto de 2010, a Transportadora Urucu Manaus S.A. (TUM) e em 30 de janeiro de 2012, a Transportadora Gasene S.A.

Em 11 de junho de 2014, a TAG passou a ser uma empresa controlada diretamente pela Petrobras, mediante a transferência das ações detidas pela Petrobras Gás S.A. - GASPETRO para a Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS.

Em 15 de dezembro 2014, seguindo recomendação do acionista controlador, a TAG adquiriu a totalidade das ações da Nova Transportadora do Sudeste S.A. - NTS e da Nova Transportadora do Nordeste S.A. - NTN.

Em 04 de abril de 2017, a Petrobrás efetuou a operação de venda de 90% das ações da empresa na rede de gasodutos Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para a Brookfield.

No dia 08 de abril de 2019, a ENGIE e a CDPQ fizeram a oferta vencedora no processo de aquisição de 90% de participação na TAG. No dia 13 de junho do mesmo ano, houve o pagamento dos valores envolvidos na transação e aquisição de 90% do capital social da empresa pela Aliança Transportadora de Gás Participações S.A., formada pela ENGIE e CDPQ, assumindo o controle da empresa.