Administração
Diretoria Executiva
Exerce a gestão dos negócios da Companhia, em sintonia com a missão, os objetivos, as estratégias e as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração. É composta pelo Diretor-presidente, um Diretor Técnico Operacional e um Diretor Financeiro.
Atualmente, a Diretoria Executiva da TAG é composta pelos seguintes profissionais:
Tomaz Guadagnin
Joaquim Saboia
Marcos Benício
Felipe Batista
Ovidio Quintana
Luisa Franca

Tomaz Guadagnin
Com mais de 20 anos de experiência nos setores de energia e gás, nacional e internacionalmente, Tomaz ingressou no Grupo ENGIE em 2005, tendo desempenhado diferentes funções nas áreas de geração de energia hidrelétrica e térmica, osmose reversa e dessalinização térmica, armazenamento de energia em bateria e hidrogênio verde, em negócios na Ásia e Oriente Médio. Anteriormente, o executivo ocupou a posição de CEO para GCC (região de 6 países do Golfo Pérsico) e Paquistão, e de Diretor Geral da Unidade Global de Negócios para a Flexible Generation and Retail AMEA (África, Oriente Médio e Asia), onde foi responsável pelas atividades desta unidade de negócios em nove países, com uma capacidade instalada de 35 GW em 40 unidades de operação.

Joaquim Saboia
Joaquim Saboia ocupa atualmente a posição de Diretor Financeiro da TAG.
Anteriormente ocupava a posição de Diretor Financeiro do Grupo Solstad Offshore no Brasil, empresa norueguesa da área de apoio marítimo para indústria de petróleo, entre 2014 e 2019.
Joaquim é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e possui MBA Executivo pela COPPEAD. Iniciou sua carreira profissional na Tesouraria da Shell em 1999. Em 2002, foi contratado pela General Electric (GE Celma), onde desempenhou as posições de Líder de Tesouraria e Gerente de Riscos. Nos anos de 2007 e 2008 trabalhou como Gerente Financeiro da FMC Technologies. Entre 2009 e 2013, foi Tesoureiro e em seguida Controller da OGX Petróleo & Gás.

Marcos Benício
Marcos Benício ocupa atualmente a posição de Diretor Técnico Operacional da TAG.
Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ) com MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD/UFRJ, Benício atuou por mais de 40 anos nas áreas de Transporte, Logística, Gás & Energia e Exploração & Produção, ocupando diversos cargos no Brasil e no exterior, com passagens em empresas como Petrobras, Transpetro, Transierra S.A. (Bolívia) e Nansei Sekiyu K.K (Japão).

Felipe Batista
Felipe Batista ocupa atualmente a posição de Diretor Jurídico e de Ética da TAG.
Felipe possui experiência como associado internacional na Shearman & Sterling LLP – Nova York, entre 2006 e 2007, e atuou como membro da equipe de Project Finance do Pinheiro Neto Advogados até 2009, quando ingressou no Grupo ENGIE como Head Legal Counsel na Jirau Energia S/A (anteriormente, Energia Sustentável do Brasil S/A). Entre 2016 e 2019, Felipe atuou como Deputy Head Legal Counsel da ENGIE Brasil Participações Ltda., sendo responsável pela resolução de disputas e implementação de projetos no Brasil. Felipe exerceu também o cargo de conselheiro, efetivo e suplente, das empresas Itá Energética S.A., Jirau Energia S.A e Usina Termelétrica Pampa Sul S.A.
Matriculado na Ordem dos Advogados do Brasil, é formado em Direito pela PUC-Rio (2001), com extensões em Negociação Avançada pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e em Mediação Empresarial pelo Centre de Médiation et d’Arbitrage de Paris – CMAP (2017).

Ovidio Quintana
Ovidio Quintana ocupa atualmente a posição de Diretor Comercial e Regulatório da TAG. Ovidio ingressou na ENGIE em 2014. Anteriormente, foi Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios no segmento de Infraestrutura de Gás Natural na ENGIE Brasil Participações (EBP) e, entre 2014 e 2015, atuou como Gerente de Contrato e Diretor adjunto de Construção na GNLS no Uruguai, SPE formada entre GDF Suez e ENGIE. Ao longo de sua carreira no mercado de energia no Brasil e exterior, atuou também no setor elétrico, nas posições de Project Manager e Erection & Comissioning Manager na AREVA e ALSTOM, com foco nos mercados do Norte da Africa e Oriente Médio.
Ovidio é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e possui MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RS), além de certificação em Regulação de Mercados de Gás pela Florence School of Regulation.

Luisa Franca
Luisa Franca ocupa atualmente a posição de Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TAG.
Engenheira de Produção com mestrado em Economia, Luisa ingressou no Grupo ENGIE em 2008, na área de desenvolvimento de novos negócios, onde liderou projetos novos e aquisições em infraestrutura de gás, geração de energia elétrica e empresas de serviços em energia. Como desenvolvedora de negócios, participou do projeto de aquisição da TAG e liderou a aquisição de duas empresas de serviços (iluminação pública e gestão de energia), assim como teve participação no leilão da Parceria Público Privada da cidade de Uberlândia em que a ENGIE se sagrou vencedora.
Conselho de Administração
Órgão de natureza colegiada, responsável pela orientação e direção superior da Companhia, com autonomia dentro de suas prerrogativas e responsabilidades, estabelecidas pela Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e pelo Estatuto Social. Tem como principais atribuições fixar as diretrizes estratégicas e supervisionar os Atos de Gestão da Diretoria. O Conselho é composto por 6 (seis) integrantes.
Atualmente, o Conselho de Administração da TAG é constituído pelos seguintes profissionais:
Maurício Bähr
Eduardo Sattamini
Cécile Prévieu
Felisa del Carmen
Eléonore Joder
Francisco Hernandez
Daniel Mirabile
Daniel De Falco
Rodrigo Leite da Matta Machado

Maurício Bähr
Mauricio Bähr juntou-se à ENGIE em 1997. Atualmente, é o CEO da ENGIE Brasil, presidente do Conselho de Administração da ENGIE Brasil Energia e do Conselho de Administração da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau.
Atua no Operador Nacional do Sistema Elétrico Interligado Brasileiro (ONS) como membro do Conselho de Administração, que presidiu durante 10 anos, até 2017. Anteriormente, foi diretor financeiro da Serra da Mesa Energia S.A., diretor financeiro da Nacional Energética S.A. e membro do Conselho da Iven S.A..
Mauricio Bähr é formado em Engenharia Mecânica e em Análise de Sistemas, além de possuir Master em administração pelo COPPEAD, a escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Finanças Corporativas pela Berkeley University (EUA).

Eduardo Sattamini
Eduardo Sattamini é o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia
desde julho de 2016. Como tal, lidera as operações e o crescimento dos negócios em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. Atuou como Diretor Financeiro da EBE de 2010 a 2016, acumulando o cargo de Diretor Financeiro da ENGIE Brasil até janeiro de 2017.
Eduardo Sattamini trabalha na ENGIE desde maio de 2000, tendo iniciado como diretor de engenharia de gás para a América Latina da Tractebel. Em 2001, passou a atuar como gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Divisão de Energia, posição que acumulou com a de diretor financeiro da São Salvador e da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau, durante os primeiros anos da sua implantação.
Sattamini também atuou na indústria de Transporte e de Construção Naval durante 15 anos, ocupando a posição de Diretor Geral e de Diretor da Associação das Indústrias Navais. Sattamini é formado em economia pela PUC-RJ e possui Mestrado em Gestão pela Universidade de Londres – LBS.

Cécile Prévieu
Cécile Prévieu é Vice-Presidente Executiva de Infraestrutura da ENGIE, responsável pelas atividades de transporte, distribuição e armazenamento de gás e transmissão de energia.
Cécile Prévieu formou-se na Ecole Nationale des Ponts et Chaussées e no Institut d’Etudes Politiques de Paris, tendo iniciado a sua carreira no governo francês como assessora de energia do Ministro da Indústria no Ministério da Economia, Finanças e Indústria e, posteriormente, tornou-se assessora de transportes do Primeiro-Ministro.
Cécile ingressou na ENGIE em 2010, onde ocupou cargos de responsabilidade na área de Infraestrutura do grupo ENGIE. Entre 2015 e 2021, atuou como Diretora Geral da Storengy, garantindo a atividade de armazenamento na França por meio de regulamentação e desenvolvendo a empresa em atividades descarbonizadas como produção e armazenamento de gás renovável (biometano, hidrogênio e metano) e fornecimento de calor e frio por meio de energia geotérmica para cidades.
De 2021 a 2023, Cécile foi Vice-Presidente Executiva, responsável pelas atividades de ENGIE Soluções.

Felisa del Carmen
Felisa del Carmen ROS é atualmente Managing Director Networks Americas e Country Manager México da ENGIE.
Com 27 anos de experiência na Indústria de Energia, sua carreira conta com 22 anos em missões internacionais no Canadá, Cingapura, EUA, México e Peru. Iniciou sua carreira no Grupo ENGIE em 1998, na Argentina, como engenheira de Projetos na área de Distribuição de Gás Natural.
Em 2002 iniciou sua carreira internacional como gerente de Operação e Manutenção e, posteriormente, como diretora técnica na ENGIE Peru. Mudou-se para o México em 2007, para assumir a Diretoria Regional e, posteriormente, assumiu a posição de diretora de Serviços de Suporte na mesma localidade.
Em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de Operações e Negócios de Geração para o Canadá e México e, posteriormente, para a região ERCOT (Texas) na GDF SUEZ América do Norte, onde supervisionou a operação de usinas de várias tecnologias com capacidade total de 5,8 GW.
Em junho de 2016, foi nomeada diretora de Operações da ENGIE Energía Perú, onde gerenciou a operação de 2,4 GW de geração hídrica, solar e térmica e impulsionou o compromisso de saúde, meio ambiente, segurança e social com as comunidades do entorno dos projetos e locais operacionais.
No início de 2021, foi nomeada diretora de Operações da APACC Business Unit e, em julho do mesmo ano, foi nomeada vice-presidente de Desempenho Operacional da ENGIE Networks Americas, com sede em Houston, EUA.
Em abril de 2022, ela foi nomeada Country Manager México e diretora administrativa de Networks do México e, em março de 2023, também foi nomeada vice-presidente Regional Hub América do Sul dentro da Global Business Unit Transformation & Geographies.

Eléonore Joder
Eléonore Joder ingressou na Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) em março de 2024 como Parceira Operacional. Faz parte do Conselho de Administração da Velto Renewables, da Southern Star Central Gas Pipeline e da TAG – Transportadora Associada de Gás S.A. Antes de ingressar na CDPQ, Eléonore foi Vice-Presidente Executiva – Finanças e Suporte do grupo Noven (armazenamento de petróleo e logística de dutos) e Diretora Financeira de vários grupos do setor de energia (Albioma, Poweo). Trabalhou também na Artémis, holding de investimentos da família Pinault, e ocupou diversos cargos nos grupos Rhône-Poulenc e Rhodia, nos departamentos de Auditoria Interna, Mercado de Capitais e Financiamento e Fusões e Aquisições.
Eléonore atuou como diretora independente no conselho de várias empresas privadas e públicas nos setores da indústria e da energia.
Ela possui mestrado pela ESCP (Paris) e se formou no INSEAD e IHEDN.
Com sede em Paris, a Eléonore trabalha com equipes de infraestrutura e empresas do portfólio no CDPQ para melhorar sua eficiência operacional e desempenho comercial e apoiar o crescimento do portfólio.

Francisco Hernandez
Francisco Javier Hernandez é Diretor Sênior de Infraestrutura da CDPQ desde 2017. Baseado no escritório da Cidade do México, ele contribui com a execução da estratégia do CDPQ na América Latina nos setores de infraestrutura e energia, liderando a identificação e execução de novos investimentos. Além disso, Francisco participa dos conselhos de administração da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e da FiBrasil S.A.
O Sr. Hernandez trabalhou em financiamento internacional e infraestrutura na América Latina por mais de 20 anos. Antes de ingressar na CDPQ, trabalhou como Gerente Sênior de Investimentos na Proparco, uma subsidiária da AFD, o banco francês de desenvolvimento, onde liderou iniciativas de financiamento de projetos no México, na América Central e no Caribe. Anteriormente, supervisionou investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, D.C., bem como da Corporación Andina de Fomento (CAF), em Caracas, Venezuela, de 2003 a 2016.
Ele possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) e é graduado em engenharia industrial pela Universidade Simón Bolívar, em Caracas.

Daniel Mirabile
Daniel Mirabile ingressou na Caisse de dépôt et de placement du Québec (CDPQ) em 2022 como Operating Partner, sendo responsável pelas estratégias “post investment” do portfólio global de infraestrutura. Antes de ingressar na CDPQ, Daniel foi CEO em diversas empresas do setor de Telecom & Tecnologia, incluindo NEC e Italtel, no Brasil, e Digicel na América Central. Daniel foi também vice-presidente mundial da Nokia, baseado na Alemanha, tendo atuado na restruturação e transformação da empresa mundialmente.
Atualmente, Daniel participa dos seguintes conselhos de administração: Fibrasil – Infraestrutura e Fibra Ótica, Vertical Bridge – torres de telecomunicações nos Estados Unidos e TAG – Transportadora Associada de Gás S.A.
Daniel possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e MBA pelo IBMEC.

Daniel De Falco
Daniel De Falco ingressou na CDPQ em 2019 e é, atualmente, diretor de Investimentos em Infraestrutura para a Região da América Latina, cobrindo os setores de Gás, Redes e Energias Renováveis.
Anteriormente à CDPQ, fez parte da Assessoria Financeira canadense Plan A Capital Inc., apoiando clientes com investimentos na América Latina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, teve passagens pela holding de investimentos Itaúsa e companhia do setor elétrico Alupar, atuando em M&A (Fusão e Aquisição) e Project Finance. Iniciou a sua carreira na S&P Global Ratings com foco em financiamento de projetos e cobertura de ratings de empresas do segmento de infraestrutura.
Daniel participa de comitês e dos conselhos de administração das companhias: Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e Verene Energia S.A.
Daniel é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Ele possui mestrados em Finanças pela EDHEC Business School (Nice, França) e em Economia pela Universidade de Montreal no Canadá. Daniel é detentor das certificações CFA e CAIA.

Rodrigo Leite da Matta Machado
–
Conselho Fiscal
Colegiado não permanente e independente da Administração, pode ser instalado a qualquer tempo de acordo com a Lei das Sociedades por Ações. Atualmente, o órgão é composto por 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos em Assembleia Geral, com mandato se encerrando na primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após a respectiva eleição.
Cabe ao Conselho Fiscal representar os acionistas na sua função fiscalizadora, acompanhando os atos dos administradores e verificando o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, bem como defender os interesses da Companhia e dos acionistas.
O Conselho Fiscal da TAG, instalado para o presente exercício social, é constituído pelos seguintes profissionais:
Paulo Mauricio Mantuano de Lima
Carla Carvalho de Carvalho
Marcelo Cardoso Malta
Vespasiano Pinto Salerno
Ana Graciela Granato
Gustavo Rodrigues Ogata

Paulo Mauricio Mantuano de Lima
Profissional oriundo do mercado financeiro e de capitais, onde iniciou sua trajetória profissional, ocupa atualmente a posição de Conselheiro Fiscal na TAG.
Anteriormente, ocupou a posição de Diretor Financeiro da Energia Sustentável do Brasil S.A, empresa que detém a concessão para a e exploração da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, Rondônia, projeto cujo o investimento total foi da ordem de BRL 21 bilhões.
Ocupou ainda a posição de Gerente de Finanças na Tractebel Energia S.A, atual ENGIE Brasil Energia S.A, e cumulativamente, as posições de Diretor de Investimentos e Diretor Superintendente da PREVIG – Sociedade de Previdência Complementar, fundo de pensão fechado dos colaboradores do Grupo ENGIE no Brasil.
Antes de se juntar ao Grupo, atuou no mercado financeiro, na área de Open Market, na posição de Sócio da Premium Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, tendo iniciado sua trajetória profissional no Banco Nacional em 1976, na Diretoria de Open Market, assumindo posteriormente posições gerenciais nas áreas de Auditoria de Qualidade de Risco, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos de Renda Fixa e Corporate Finance.
Economista formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, possui MBA Executivo pelo COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas, Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral, e Certificação de Conselheiro Fiscal pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Carla Carvalho de Carvalho
Atualmente membro do Comitê de Auditoria da ENGIE Brasil Energia, Carla ingressou na ENGIE em 1998 como Superintendente Jurídica e, durante sua trajetória na empresa, presidiu, entre 2018 e 2019, o Conselho Fiscal da ENGIE Brasil Energia. Anteriormente, foi Consultora Jurídica da Serra da Mesa Energia S/A, Gerente Tributária do Banco Boavista, Advogada Sênior Tributária do Banco Nacional, iniciando carreira no escritório de Advocacia Odovaldo Vasques e Associados.
Formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense- UFF, Carla possui Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá, MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ e Pós-graduação em Direito Civil pela Escola Superior de Advocacia, ligada à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro

Marcelo Cardoso Malta
Marcelo Malta atuou na ENGIE Brasil Energia S.A. por 18 anos, entre 2005 e 2023. Ingressou na Companhia como Gerente de Contabilidade, permanecendo nessa posição até 2019. Durante esse período, foi agraciado por 11 vezes com o Troféu Transparência, premiação que reconhece as Demonstrações Financeiras mais transparentes do mercado de capitais. Esse prêmio é promovido pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), sendo o de maior reconhecimento na comunidade contábil e financeira do mercado. Entre os anos de 2015 e 2016, atuou também como Gerente de Planejamento Financeiro e Controle. Em 2019, foi nomeado Diretor Financeiro da ENGIE, permanecendo nessa posição até maio de 2023. Em 2020 e 2021 foi eleito o segundo Melhor Chief Financial Officer (CFO) pela revista Institutional Investor, na categoria “Electric and Other Utilities”, em votação feita pelos analistas do mercado de capitais da América Latina. Ademais, ocupou a posição de Diretor Financeira da Itá Energética S.A. até maio de 2023, empresa cujo controle acionário é compartilhado com a Companhia Siderúrgica Nacional. Também foi membro do Conselho de Administração das empresas Usina Termelétrica Pampa Sul S.A. e Ibitiúva Bioenergética S.A. e membro do Comitê Gestor do Consórcio Itá até maio de 2019. Anteriormente, atuou como auditor externo na Deloitte Touche Thomatsu Auditores Independentes por 16 anos, entre 1989 e 2005, ocupando a posição de Diretor de Auditoria de 2000 a 2005. Formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Vespasiano Pinto Salerno
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, com Pós-Graduação em Comércio Exterior pela Fundação de Comércio Exterior. Através de diversos módulos de extensão profissional no Ibmec, FGV, ESAD, FEBRABAN e KPMG (Centro de Treinamento BNSA), especializou-se na avaliação financeira, operacional, contábil, Análise e Auditoria de Riscos de Crédito e Valuation de empresas em negócios que envolvam a captação de recursos nos diversos mercados, para investimentos operacionais, capitalização ou rentabilização ou cobertura de seu caixa.
Atualmente atua como Associado da Câmara de Comércio Brasil China, através do desenvolvimento de negócios voltados à obtenção de acordos comerciais que protejam margens de rentabilidade dos clientes. Anteriormente, Vespasiano ocupou também cargo de Diretoria em Instituição Financeira, decorrente de experiência de mais de 30 anos acumulada em Gestão Financeira de Negócios em empresas privadas ou através do Mercado Financeiro.

Ana Graciela Granato
Ana Granato é Diretora Financeira da Transmissoras Unidas de Energia, empresa da CDPQ. Anteriormente, ocupou os cargos de Diretora Financeira na Brookfield Gestão de Empreendimentos e de Diretora Financeira e Coordenação da UHE Teles Pires.
Formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas, Ana possui mais de 20 anos de experiência na área financeira de empresas do setor de energia e imobiliário como responsável pelas áreas de planejamento financeiro, gestão orçamentária, tesouraria, recursos humanos e compras.

Gustavo Rodrigues Ogata
Gustavo Rodrigues Ogata é Diretor do time de Infraestrutura América Latina do CDPQ desde agosto 2022. Gustavo se juntou ao CDPQ em julho de 2019 no time de Private Equity América Latina, sendo responsável pela execução de aproximadamente US$ 1.0 bilhão de investimentos na região.
Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP), Gustavo possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de se juntar ao CDPQ, atuou como Senior Associate durante 4 anos no Familly Office da família Diniz, Península Participações, onde foi responsável por investimentos nos setores de varejo, consumo e educação. Gustavo também atuou por mais de 5 anos na área de investment banking do Itaú BBA e Goldman Sachs no Brasil, onde executou diversas operações de M&A e IPOs.