Quase dois anos após o lançamento do primeiro ambiente digital multitransportador do Brasil, o Portal de Oferta de Capacidade (POC), compartilhado entre a Nova Transportadora do Sudeste – NTS, a Transportadora Associada de Gás – TAG, e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. – TBG, apresenta uma nova identidade visual e funcionalidades.
O novo site conta com design mais moderno e recursos que facilitam a sua navegação, oferecendo melhor experiência ao usuário para consultar e contratar produtos e serviços de transporte de gás natural de maneira rápida e intuitiva. Isso inclui a reorganização de informações e categorias de produtos.
O POC caminha no sentido de harmonizar os produtos e formas de contratação entre as diferentes transportadoras do sistema integrado e facilitar a experiência de uso, tendo como inspiração os grandes sites de marketplace internacionais.
A atualização do site www.ofertadecapacidade.com.br ocorre na segunda quinzena do mês de fevereiro e tem como objetivo viabilizar mais transações entre os agentes e, dessa forma, aumentar a integração das fontes de suprimento de gás natural no país.
O Portal permite agilizar, por meio de um cadastro único, contratações de transporte que integram as diversas fontes de suprimentos, entre as quais: bacias de produção nacional (onshore e offshore), Bolívia e terminais de GNL, promovendo a competição e a movimentação por uma rede de gasodutos que percorrem Estados que representam mais de 90% do PIB industrial brasileiro.
O POC permite o acesso isonômico de agentes do mercado para consulta e contratação de novos produtos e serviços no sistema integrado de transporte, tais como: chamadas públicas de capacidade existente e incremental; produtos extraordinários (ex.: curto prazo); solicitação de conexão de acesso ao sistema das transportadoras; e produtos interruptíveis.
A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) é detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% da infraestrutura de gás do país. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.
As operações da Companhia no estado da Bahia abrangem 23 pontos de entrega de gás natural, cinco pontos de recebimento e duas estações de compressão, atendendo à distribuidora local (Bahiagás), uma planta de fertilizantes, três termoelétricas e uma refinaria.
A TAG é referência em segurança operacional de infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, contribuindo para o processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.